Português (pt-PT)Português (pt-BR)
Logo
  • Entrada
  • Questões básicas antes de comprar um site

Questões básicas antes de comprar um site


 O investimento em sites estabelecidos, quando bem feito, consegue ter um retorno muito superior ao de muitas aplicações financeiras.

 
 
A não ser que você seja político e tenha acesso a informação privilegiada e essa é a chave de um bom negócio: informação, que vamos explorar essa ideia mais adiante. Para além disto, o ponto de retorno pode ser atingido muito mais rápido.

Antes de comprar um site, existem várias precauções a tomar não só de avaliar se o negócio é legitimo (existem muitos esquemas fraudulentos nesta área), como de colocar questões ao vendedor para uma análise minuciosa de todos os aspetos do site em questão.







O vendaWEBSITES apresenta 2 questões básicas antes de comprar:
  1. Peça acesso ao Analytics, repetimos: peça acesso ao Analytics.

 

O Google Analytics dispensa apresentações, pelo que é o standard de análise de tráfego. É possível o vendedor dar-lhe acesso ao Analytics em modo de leitura, sendo um processo inteiramente seguro para o vendedor. Se o vendedor não lhe quer dar acesso ao Analytics, aconselhamos a simplesmente esquecer o negócio em questão. Sem dados ou mesmo com “printscreens” do Analytics, o comprador não tem informação que permite fazer uma boa análise do negócio. Sem uma boa análise do negócio, duvidamos que haja um bom negócio. Existem outras aplicações de análise de tráfego, mas de acordo com o vendaWEBSITES, o Google Analytics é o mais referido entre a comunidade que compra e venda sites.
No Google Analytics para além de uma boa análise do tráfego mensal, zonas geográficas, taxas de rejeição, tenha atenção à aquisição do tráfego. A aquisição do tráfego irá condicionar o tempo e a maneira que você vai levar para administrar o site. Muitos investidores preferem que a maioria do tráfego seja orgânico (de origem de motores de busca, resultados não pagos). Isto para além de levar menos tempo para administrar que por exemplo uma origem de tráfego de uma rede social, é menos custoso em termos financeiros. No que toca a origem de tráfego referral, tenha atenção que ultimamente o Google Analytics tem sido atacado por spam referral e convém verificar que sites estão no canal referral. Existem muitos outros indicadores do Google Analytics que não vamos mencionar e cada investidor tem o seu perfil, indo fazer a sua análise de acordo com esse perfil.

     2. Renda

Como o site está monetizado? Que custos apresenta? Essas perguntas condicionam o valor de mercado do site em questão (neste artigo tem alguns conselhos de como avaliar um site). Verifique os valores e as origens da renda mensal. Se uma das origens ou mesmo a origem for de Google Adsense, peça acesso à conta em questão. Verifique a evolução da renda em termos cronológicos, porque alguns vendedores vendem os sites que já não atualizam há muito tempo e só lhe monstram os valores de renda do melhor mês. Se se tratar de uma loja online, as questões da renda são mais complexas pelo que não vamos aqui abordar.

 

Algumas dicas para obter mais informação sobre o site que tenciona comprar:

  1. Desempenho  do site em motores de busca. No caso do Google, verifique qual o PageRank. Comprove se o site ou blog estão indexados no Google, no Bing, no Yahoo e outros motores de busca. Existe uma ferramenta online que poderá o ajudar muito nesta avaliação: o Woorank.

  2. Desempenho do site nas redes sociais. Tem página de Facebook, Twitter? Estas estão incluídas no negócio? Verifique o número de curtidas, followers, mas também a interação das publicações. Verifique a zona geográfica dos fãs ou followers e verifique se não são curtidas ou followers comprados de contas falsas.

  3. Questione se os conteúdos são originais e o custo e fonte desses conteúdos. Pesquise excertos dos textos num motor de busca a ver se lhe aparecem textos iguais.

  4. Questione o vendedor acerca do funcionamento do site: Que script é usado? É Joomla, Wordpress, etc ou foi programado à medida? Que template é usada? Foi comprada, alugada?

     

    Bons negócios!

 


Código de segurança
Atualizar

Programming Category (Portuguese)468x60
IT Certification Category (Portuguese)468x60